10 dicas de contratar um painel mural

O que considerar para ter o melhor resultado e escolher o artista

Pintura artística em parede, ou também chamado de Mural Art e Painel Mural é uma forma linda de trazer arte e originalidade para os ambientes. Mas nem todas as pessoas tem segurança em optar por esta solução… por não entenderem o que precisa saber Antes de ter a pintura concretizada.

Pensando nessas dificuldades, separei 10 dicas que acho Super Importantes para saber antes de contratar um projeto de pintura.

01. ambiente nos Trinques

O artista que vai ilustrar tua parede é especializado na pintura artística. Por isso, se a parede precisar de uma mão de tinta antes da pintura do painel mural – ou até de retoque com massa, tapar furos, etc. – o ideal é contratar uma empresa para corrigir esses problemas, o que vai agilizar e até baratear o processo todo.

Dica Bônus: contrate uma empresa especializada em manutenção e reforma, assim evita futuras dores de cabeça como descobrir vazamentos ou rachaduras que estragariam a obra de arte na tua parede depois de pronta.

02. Cor da Parede

No projeto acima, já planejei a arte considerando a cor da parede da cliente, porque as tintas tem transparência e elas se somam, então pra evitar erros e re-pintura … na hora de iniciar o projeto de mural artístico com o artista, já passe o nome da cor e a marca da tinta … te garanto que isso agiliza demais.

03. Tema central da pintura

Entre em contato com o Nácar Studio. Marque uma conversa para falarmos sobre os seus novos projetos!
Cliente Maysa Bonissoni (esq.) e a artista Tâmisa Trommer (dir.) mostrando projeto versus a pintura final. Fotografia: Edu Liotti

Quando a gente não sabe o que quer, o risco de não gostar De Nada na pintura é Muito Alto. Por isso, ter uma base do que te inspira ajuda o artista na hora de planejar e te entregar o painel mural dos sonhos.

Neste projeto com a Maysa Bonissoni do Não é Mah Ideia ela contou que Dálias amarelas estão entre as flores que ela mais ama… e no meio do processo descobri que as borboletas azuis são símbolo da cidade que ela nasceu. Então conhecer o que ela ama me fez criar uma arte que é a cara dela.

04. Marcenaria e Serralheria

Projeto Arq: Leggero Arquitetura | Fotografia: Marcelo Donadussi

Muito Importante alertar o artista dos móveis e metais que estarão presentes no ambiente quando estiver pronto.

No caso da foto acima, sabendo as dimensões da marcenaria, marquei as alturas e ângulos do escorregador e piscina de bolinhas. Assim, planejei e pintei a arte considerando o uso do ambiente evitando re-planejamentos na hora da pintura.

Dica Bônus: contratar um arquiteto para executar teus projetos ajuda em todos os passos, porque ele já te ajuda a planificar o projeto e considerar os pontos de uso do ambiente além das alturas adequadas para cada faixa etária.

05. Andaime

Se a área a ser pintada for alta – acima de 2 metros de altura -, é necessário contratar um andaime. Esses ajudam a proteger o artista e, como todas as outras dicas acima, a agilizar a pintura do painel mural.

06. Linguagem do artista

Considerando que uma pintura artística pode ficar na tua parede por 5 … 10 … 20 anos, escolher o artista por se identificar com a linguagem dele vai te ajudar porque toda vez que olhar para aquela pintura vai carregar emoção, te encantar por amar não só o que foi pintado, mas a forma das pinceladas, as cores, etc.

07. Umidade

Umidade não combina durante a pintura da parede, por isso dias úmidos ou chuvosos podem possibilitar a pintura pelo fato que a Arte-Não-Seca e ainda corre o alto risco de escorrer pela parede.

Por isso,  se possível garanta um ar condicionado ligado para eliminar a umidade – em caso de ambiente interno – ou adeque os prazos com a previsão do tempo – para pinturas externas.

Dica Bônus: verifique a previsão do tempo para encaixar o prazo final nos dias sem umidade e chuva. Atenção especial às temporadas de chuvas intensas no teu Estado.

08. Posição Solar

Outro fator que ajuda bastante no planejamento da pintura é saber a posição solar. Tanto para o artista prever quais são as melhores horas para pintar a arte, quanto prever – durante o ano – a quantidade de luz que pode bater direto na arte, já que o sol diminui a vida útil das cores na pintura.

Dica Bônus: de manhã a luz é mais azulada e a tardinha a luz é mais amarela alaranjada e isso também interfere na pintura e na aparência final da arte.

09. Horário da Pintura

A pintura artística é como qualquer outro trabalho que exige atenção e dedicação. Portanto, os melhores horários para pintura são aqueles com menor trânsito de pessoas.

Isso garante que o artista foque na arte, melhorando a performance da pintura. Por isso, combinar os horários com o artista faz ganhar tempo e vocês podem pensar num horário especial.

Outro ponto é que esse tipo de pintura artística é um trabalho físico que demanda energia, … vale considerar que cada artista tem um limite do quanto consegue ser produtivo em horas diárias para manter a qualidade da entrega.

Dica Bônus: para projetos comerciais pode ser necessário pintar em horários diferenciados como final de semana ou à noite – lojas em shoppings por exemplo.

10. Prazo de Qualidade

Depois de todas essas dicas, o prazo é genuinamente um dos pontos críticos. Já ficou claro quantos tópicos podem influenciar no tempo total da criação e pintura da obra de arte.

A pressa ainda pode acelerar erros por não permitir diálogo entre o artista e o cliente, portanto sempre verifique com o artista o prazo mínimo e máximo que ele consegue te entregar a arte na qualidade e resultado desejados.

No meu caso, trabalho com o mínimo de 7 dias considerando as etapas de:

  • conferir com o cliente a arte que ele deseja;
  • pesquisar referências;
  • desenhar o projeto;
  • esboçar na parede;
  • fazer as cores – sim, não uso cores puras do pote;
  • pintar cada camada de cor;
  • assinar;
  • finalizar com verniz;
  • limpar o ambiente e entregar.

Encerrando as 10 dicas...

Acredito que um painel mural muda um ambiente e a nossa vida junto. Em poucos dias pode transformar um lugar que ninguém quer estar para o ambiente mais aconchegante da casa.

Portanto, para que possas promover essa transformação da melhor maneira, lembra-te que estou aqui para ajudar neste processo da pintura ideal  transformando teu sonho numa arte linda como você merece.

Para conversar comigo sobre teu futuro projeto, só clicar no botão abaixo, vou adorar conhecer o que deseja ilustrar e ajudar a encontrar o melhor caminho!

Abraços Nacarados da Tâmisa Trommer.

Redação Nácar Studio

Fotografia de Tâmisa Trommer usando tablet wacom enquanto cria no computador apple. no fundo uma árvore frondosa

Foto de Capa: Edu Liotti

Deixe uma resposta

Fique em contato

Receba Novidades

Posts mensais sobre decoração, papelaria, novidades, bastidores e muito mais.

Faça parte e tenha acesso aos conteúdos exclusivos!